por Fabio Frasson, escritor e palestrante.
Se você é dono de uma pequena empresa, e acha que é muito caro treinar a sua equipe, esse artigo é pra você!
Sempre que ouço alguém dizer que treinamento é muito caro e que, por isso, vai fazendo as coisas do seu jeito, logo penso que vai continuar achando caro, enquanto estiver agindo assim. Afinal, sem treinamento, os resultados tendem a não ser “lá essas coisas” e, consequentemente, é muito provável que continue não tendo dinheiro “suficiente” para investir, seja lá no que for.
Se a sua equipe não for treinada, você vai continuar vendo clientes entrando e saindo pela porta da sua empresa, sem deixar os resultados que você precisa e espera.
Se a sua equipe não for treinada, o atendimento ao cliente, que deveria ser a chave do seu negócio, ficará em segundo plano. E, com ele, o seu faturamento estará sempre “à mercê” do acaso.
Eu entendo que, talvez, seu momento financeiro não seja dos melhores; que, talvez, seja necessário um grande esforço para dar conta de tantos detalhes importantes, para fazer sua empresa dar certo; que seria mais fácil se você não precisasse investir tempo e dinheiro, preparando sua equipe para fazer o que parece óbvio.
No entanto, se você não fizer esse esforço, quem vai fazer por você? Se você não fizer esse investimento, como espera que sejam os resultados?
Em 2017, em publiquei um livro, com o título “Será que é óbvio? O poder do atendimento”. Esse nome veio do fato de que, embora grande parte dos detalhes, importantes para o atendimento ao cliente ser eficiente e eficaz, pareça óbvio, talvez por isso mesmo, não receba a atenção necessária, e acabe negligenciado. E é por isso que, infelizmente, a qualidade do atendimento, prestado pela maioria das pessoas, é ruim, resultando na perda sucessiva de clientes.
Quando os colaboradores agem num processo de tentativa e erro, de acordo com a sua própria experiência, o seu próprio entendimento e/ou feeling, tendem a repetir os mesmos comportamentos, sem a percepção de que, talvez, não sejam adequados àquele ambiente, àquela situação, àquela realidade.
Sem treinamento, seus colaboradores tendem a criar a própria zona de conforto; não conseguem entrar em rapport com os clientes; esquecem de regras básicas como um sorriso nos lábios e o acolhimento ao cliente; esquecem da importância de ouvir mais do que falar; esquecem as técnicas de venda; esquecem, até mesmo, da importância do cliente para a empresa e, consequentemente, para os seus próprios resultados e a manutenção do seu emprego. Pode parecer ridículo. Seria cômico, se não fosse trágico, pois é exatamente o que acontece em grande parte das empesas.
Se você pensa que treinamento é muito caro, provavelmente, ainda não tenha feito a conta do quanto é caro deixar o cliente ir embora, para comprar com seu concorrente. Não deve ter feito a conta do quanto é caro reduzir o preço dos seus produtos, como única forma de vender. Afinal, cliente que por preço vem, por preço vai embora. Se ele não enxergar valor, só vai comprar com um bom desconto, levando com ele a sua lucratividade.
“Se você pensa que treinamento é muito caro, experimente a ignorância!”
A frase é forte, né?! Ela é atribuída a um ex-reitor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, chamado Derek Bok, e, para mim, faz todo o sentido. Afinal, sem conhecimento, sem treinamento, tudo fica comprometido. E você vai acabar pagando caro, com os seus resultados.
Colaboradores treinados são mais eficientes, cometem menos erros, apresentando um trabalho de melhor qualidade.
Colaboradores treinados otimizam os recursos, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Colaboradores treinados geram mais valor ao cliente, aumentando sua satisfação e fidelidade.
Colaboradores treinados vendem mais, com menos descontos e, consequentemente, são mais lucrativos.
E aí? Você ainda acha que treinamento é muito caro?
Eu sou Fabio Frasson, e espero estar contribuindo com o seu caminhar. Desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.
Vamos juntos, evoluindo sempre!