Como ter uma equipe motivada para vender mais e melhor?

Você já deve ter ouvido as frases “motivação é uma porta que se abre por dentro”, e “ninguém motiva ninguém”. Logo, talvez esteja pensando se faz algum sentido achar que é possível motivar a equipe. Mas eu posso explicar.

Cada um de nós tem um jeito de viver e de ver a vida. Sonhos, desejos, vontades, necessidades e problemas são muito particulares. E cada pessoa lida com tudo isso à sua maneira.

O que me deixa motivado, muito provavelmente, não provoque a mesma sensação em você, e vice-versa. E assim também é com sua equipe.

Mas, o que é motivação?

A motivação é comumente explicada como um motivo para ação. Ou seja, um motivo ou uma razão que provoca uma ação, um comportamento, uma atitude. E isso é muito mais um fator emocional, do que racional. Costumamos dizer que as pessoas tomam decisões com base em sua emoção, e justificam pela razão.

 

Então, se a motivação de cada pessoa depende de fatores individuais e estão ligadas a questões emocionais, como ter uma equipe motivada? Como influenciar a motivação dos seus vendedores para vender mais e melhor?

Minhas palestras e treinamentos são construídos com base em um princípio no qual acredito, verdadeiramente: para ajudar as empresas a alcançarem melhores resultados, é preciso ajudar as pessoas, que fazem a empresa, a alcançarem resultados melhores. Afinal, uma empresa sem pessoas é só um amontoado de tijolos e objetos, com um CNPJ no papel.

 

Para ter uma equipe motivada, é preciso conhecer sua realidade, suas necessidades, seus sonhos, para ser capaz de estimular, de provocar cada pessoa a buscar aquilo que almeja para a sua vida, seja para realizar um sonho ou um desejo, seja para resolver um problema ou sanar uma necessidade.

Quando você ajuda seus vendedores a visualizarem o que desejam para si e para a sua família, a traçarem as suas metas e objetivos pessoais, e a enxergarem de que forma o seu trabalho na empresa, a qualidade do seu atendimento e as suas vendas vão contribuir para que eles cheguem lá, você potencializa dentro deles a sua automotivação. Isso fará muito mais sentido do que, simplesmente, traçar metas de vendas e “obrigá-los” a atingir, por receio da perda de emprego, ou mesmo pela promessa de bônus financeiro.

Se a motivação vem de dentro, você precisa estimular o motivo de cada um para fazer o que faz.

Alcançar maiores e melhores resultados em vendas, para mim, significa vender mais, vender com maior lucratividade e com uma carteira de clientes mais forte e fidelizada. E isso se faz com uma equipe autorresponsável, automotivada, que entende a importância de atender bem, para vender bem e, assim, alcançar seus objetivos.

Lembre-se de que, apesar da relevância de fatores como o preço, a forma de pagamento, a localização e a qualidade técnica dos produtos e serviços, é a qualidade do atendimento que gera a experiência de compra, que mexe com a emoção, e se torna o principal fator de decisão dos clientes sobre onde comprar, onde recomprar, quem indicar, o quanto comprar e o quanto pagar.

E a qualidade do atendimento está diretamente ligada à proatividade, à atenção, à leveza, ao cuidado. E isso não se faz por obrigação, mas por intenção; se faz por consciência ou por sentimento de “fazer bem feito”. E nada estimula mais a agirmos assim do que um propósito pessoal.

 

Portanto, respondendo à pergunta inicial…

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Eu sou Fabio Frasson, palestrante e consultor empresarial, especialista em Mindset de Vendas e Atendimento ao Cliente.

Espero estar contribuindo com o seu caminhar.

Desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.

Vamos juntos, evoluindo sempre.

Um forte abraço. Até a próxima!

Fabio Frasson – Palestrante | Consultor Empresarial | Escritor

Mindset Frasson | Palestras – Consultorias – Mentorias – Treinamentos

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2 Comentários

  1. Estudo Certeiro

    Ótimo artigo sobre como motivar uma equipe de vendas! Ele apresenta dicas práticas e eficazes para engajar os colaboradores e aumentar a produtividade nas vendas. Além disso, o texto é bem estruturado e de fácil compreensão. Parabéns ao autor pelo excelente trabalho!

    • Fabio Frasson

      Obrigado por acompanhar nossos artigos e por deixar sua avaliação. Fico feliz que tenha gostado. Sucesso pra você.

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