A percepção do cliente define sua decisão de compra

por Fabio Frasson.

trecho do livro “Será que é óbvio? O poder do atendimento”.

Você já deve ter ouvido a expressão “não julgue o livro pela capa”, referindo-se a não julgar as pessoas pela aparência.

Em se tratando da relação com os seus clientes, tenho 2 certezas:

Você, realmente, não pode “se deixar levar” pela aparência. Tratar um cliente com desdém, com indiferença ou falta de atenção, por julgá-lo “sem potencial” ou algo assim, é um grande erro, comumente cometido por vendedores, e muitos são os exemplos de negócios perdidos, em virtude de um pré-julgamento equivocado.

(2) Muitos clientes vão julgar você pela “capa”. Lembre-se de outra expressão: “A primeira impressão é a que fica”. Pode não ser 100% verdade, mas você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão. Portanto, cuide de sua postura e da sua aparência: mantenha cabelo e barba ajeitados, roupas limpas e em bom estado, maquiagem e acessórios discretos, adequados ao ambiente e ao perfil do público que você atende. Você não tem controle sobre os juízos de valor criados pelos clientes, mas pode e deve cuidar dos detalhes que podem, de alguma forma, influenciar sua percepção sobre você e sobre o seu negócio. Afinal, é a qualidade percebida por eles que vai determinar sua decisão de compra.

Eu sou Fabio Frasson, escritor, palestrante e especialista em atendimento ao cliente.

Eu desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.

Vamos juntos, evoluindo sempre.

Valeu, até a próxima!

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