A preparação para o atendimento requer atenção a 4 Pilares:
1- Aja de forma consciente
Todo atendimento tem fatores comuns, que independem do tipo de cliente. É preciso que você esteja ciente e que trabalhe em consonância a esses fatores, se quiser que seu cliente perceba valor no que você faz e saia satisfeito.
Não se permita agir, simplesmente, no “piloto automático”. Esteja consciente em cada etapa do seu atendimento.
Lidar com pessoas requer habilidades interpessoais como atenção, paciência, empatia, simpatia, cordialidade e respeito. Muitos são os profissionais do atendimento que citariam essas qualidades em si mesmos, e que apontariam a importância desses atributos em seu trabalho. No entanto, seja por falta de percepção, seja pela soberba, falham, exatamente, nesses pontos, ao atender seus clientes. Atente-se a esses detalhes e você já estará muitos passos à frente de seus concorrentes.
2- Desenvolva sua inteligência emocional
“Quando você desenvolve sua inteligência emocional, seu equilíbrio, sua capacidade de ser empático, de enxergar as coisas pela ótica do outro, você se torna capaz de compreender a situação e manter a tranquilidade”. (trecho extraído do livro Será que é óbvio? O poder do atendimento)
3- Conheça seu produto
“Quando você conhece verdadeiramente o seu produto ou serviço, as normas da empresa, as regras do mercado e as normas legais que regem seu trabalho, quando você sabe o que fazer, como fazer e porque fazer em sua profissão, naturalmente terá segurança para explicar ao cliente como as coisas funcionam”. (trecho extraído do livro Será que é óbvio? O poder do atendimento)
4- Treine continuamente
É necessário um esforço consciente, como num grande espetáculo em que tudo é treinado exaustivamente, na busca pela perfeição de cada olhar, de cada gesto, de cada tom de voz. As qualidades necessárias ao atendimento excelente podem ser aprendidas e DEVEM ser continuamente desenvolvidas.
Você já deve ter ouvido ou lido muita coisa sobre o Jeito Disney de atendimento aos clientes. As histórias, as técnicas, as estratégias ocupariam dezenas de livros, com os melhores exemplos de como buscar, alcançar e manter a excelência no atendimento. Como eles fazem isso? Atenção aos detalhes e treino, muito treino!