Quarentena? E agora?

por Fabio Frasson, escritor e palestrante.

Tudo ia muito bem, até outro dia: você vendendo muito, a concorrência ficando para traz, seus clientes extremamente satisfeitos, sua lucratividade batendo recordes e a prosperidade iluminando todos os seus dias.

Mas, de repente, a China patenteia um novo produto, batizado de novo coronavírus, e a novidade se espalha pelo país. Os diferenciais desse produto logo chamam a atenção do mundo, com uma exportação recorde, em escala geométrica e global.

Você pensou que estivesse imune à concorrência, à globalização, às mudanças e às transformações do mercado, que tivesse conquistado e fidelizado seus clientes, que seu Market share fosse um direito adquirido por seus longos anos de experiência e tradição. Mas, esse produto “espinhudo” se mostrou uma real ameaça, especialmente, aos mais experientes, tirando muitos deles do mercado.

Essa breve introdução metafórica faz um paralelo entre a grave pandemia que tem assolado o mundo, vitimizando milhares de pessoas, e o impacto sobre os mais diversos negócios, como o comércio, por exemplo.

Escolha sair dela melhor do que entrou

Hoje, vemos a tensão instalada, enormes prejuízos computados, o desemprego e a recessão pujantes, espalhando-se pelo mundo como uma praga.

Mas, e você? Qual é o seu papel nisso tudo? Como encarar esse momento de desafios incalculáveis?

Minha intenção com esse artigo não é discutir as políticas de isolamento ou a reabertura das empresas. Mesmo porque, não tenho autoridade para indicar medidas que coloquem a sua vida ou saúde em risco. Nosso foco aqui é o seu desenvolvimento pessoal e profissional, a sua carreira, o seu negócio, as suas vendas, ou seja, os seus resultados.

Você não escolheu a crise, não escolheu a quarentena, não escolheu ficar em casa, vendo cada centavo das suas economias (se é que você tinha alguma) indo embora, sem saber se haverá faturamento para os próximos boletos ou, até mesmo, para o arroz com feijão.

Mas há uma coisa que você pode fazer sobre a quarentena. Escolha sair dela melhor do que entrou.

Aproveite o momento para refletir sobre suas capacidades, sobre seus conhecimentos, sobre seus comportamentos e estratégias.

Aproveite o momento para aperfeiçoar o autoconhecimento, para tornar-se mais resiliente.

Aproveite o momento para ler, estudar, treinar, aperfeiçoar suas competências profissionais. Aproveite para “afiar o machado”.

Em tempos normais, muitos dizem que não têm tempo para estudar, não têm tempo para treinar, não têm tempo para parar e planejar. Agora, você está sendo obrigado a “dar um tempo” na rotina. Use esse tempo com sabedoria e ao seu favor. Aproveite essa oportunidade!

Ah…, eu já ia me esquecendo que muitos dizem também que não têm dinheiro para isso.

Bem…, refletir não custa um centavo. E a internet está recheada de grandes oportunidades de aprendizado, muitos conteúdos interessantíssimos e gratuitos, voltados a todas as áreas e negócios.

Leia artigos em blogs, matérias em sites especializados, estude os produtos que você vende, faça cursos online, participe de webinários e grupos de discussão. Seja criativo!

Você não tem mais justificativa, tem desculpas!

Eu sou Fabio Frasson, escritor e palestrante. Espero estar contribuindo com o seu caminhar. Desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Adoraríamos saber o que você achou. Deixe seu comentário!