“Atendo meus clientes muito bem”. Será?

por Fabio Frasson, escritor e palestrante.

Eu não conheço um vendedor ou atendente que diga o contrário. Aliás, é difícil ouvir alguém reconhecer que não trabalha bem.

Todo vendedor que eu conheço se diz um bom vendedor. E quanto ao atendimento? Bem…, sei que tem muita gente que não gosta de atender, mas aqueles que atendem costumam dizer que o fazem muito bem. Mas será que os clientes concordam?

Todas as pesquisas que já li sobre o tema apontam que mais de 60% dos clientes se dizem insatisfeitos com o atendimento que recebem nas empresas do comércio. Percentual semelhante são os que informam que trocam de empresa por conta da insatisfação com o atendimento.

Lembro-me de uma pesquisa, publicada há alguns anos, em vários sites, como a gazeta do povo e a infomoney, que apontava o brasil na 5ª pior colocação em ranking de atendimento ao cliente.

Se você já leu outros artigos que escrevi, se já leu o livro que publiquei, chamado “Será que é óbvio? O poder do atendimento”, se já acompanhou os vídeos em nosso canal do YouTube, já deve saber o que penso sobre isso e quais os porquês do mau atendimento. Não pretendo repetir aqui, hoje.

Se você trabalha com vendas ou com atendimento ao cliente, quero convidá-lo a refletir. Se perguntássemos a algum de seus clientes, se ele está satisfeito com o atendimento recebido, o que ele diria?

Pense, com sinceridade, sobre a sua atuação. Ninguém saberá sua resposta, então aproveite pare refletir.

Você SEMPRE recebe seus clientes com sorriso e voz acolhedora?

Você é SEMPRE simpático e cordial com seus clientes?

Enquanto atende, você SEMPRE dedica atenção total ao cliente?

Você SEMPRE faz perguntas e escuta atentamente as respostas, olhando nos olhos do cliente, para entender, de verdade, suas necessidades?

Você SEMPRE respeita a intimidade dos clientes, entendendo que cada um tem seus valores, seus costumes e seus limites?

Você SEMPRE se dedica a resolver os problemas do cliente, mesmo que “não seja a sua função”?

Sua maior atenção é SEMPRE deixar o cliente satisfeito ou fechar a venda?

Após cada resposta, reflita. O que você pode fazer melhor no próximo atendimento, para aumentar a satisfação do seu cliente? Esteja certo de que as vendas ocorrerão com naturalidade.

Lembre-se da pesquisa que realizamos, recentemente, na qual 100% das pessoas responderam que retornaram para comprar em empresas onde se sentiram bem atendidas. E mais, 100% das pessoas informaram que indicaram essas empresas para seus amigos, parentes e colegas de trabalho.

Então, antes de responder, prontamente, “SIM, EU ATENDO MEUS CLIENTES MUITO BEM!”, encontre os pontos de melhoria e colha resultados ainda melhores.

Eu sou Fabio Frasson, escritor e palestrante. Espero estar contribuindo com o seu caminhar. Desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

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