Propósitos

Você tem propósitos definidos?

Propósitos

Parece-me que, tão complexo quanto definir o que são propósitos, é encontrar alguém que os tenha definido claramente.

Propósito: grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígno; o que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir; objetivo. _ [ ]dicio.com.br

Lembra-se do artigo que escrevi sobre motivação? Se você ainda não leu, o convido a clicar aqui. Logo no início daquele artigo, eu perguntei: “por que você faz o que faz? O que impulsiona você a realizar suas tarefas diárias, a correr atrás dos seus sonhos e objetivos?”. As respostas a essas perguntas estão ligadas, diretamente, aos seus propósitos de vida, mesmo que você ainda não tenha notado.

Propósito tem a ver com finalidade, com o porquê das coisas. É aquilo que te move, que dá sentido à sua vida, é a sua essência, o que te faz sentir que tudo vale a pena, a sua força interior, aquilo que você realmente deseja realizar, conquistar e se tornar em sua caminhada.

A falta de propósitos claros nos faz sentir como se andássemos em círculos, no meio do deserto; gera tristeza, desânimo, insatisfação e vazio interior. As tarefas realizadas, diariamente, e os resultados alcançados não parecem fazer sentido.

Entender o que nos move, o que nos inspira verdadeiramente, gera motivação, confiança e sentimento de plenitude.

Viver com propósitos é promover um alinhamento de pensamentos, palavras, sentimentos, objetivos e ações. Essa congruência entre o que somos, o que queremos e o que fazemos, nos torna resilientes. Enfrentamos momentos difíceis com mais energia, visando alcançar o que projetamos. Ou, nas palavras da Endeavor Brasil _ organização global, sem fins lucrativos, que tem a missão de multiplicar o poder de transformação do empreendedor brasileiro:

  “ter um propósito claro na vida é saber aonde se quer chegar e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória que, certamente, não será fácil”.

Quer saber mais sobre resiliência? Clique aqui!

Um estudo realizado por Patrick Hill, da Universidade de Carleton, no Canadá, concluiu que viver com propósitos definidos pode, inclusive, aumentar a nossa longevidade.

Encontrar uma direção na vida e definir vários objetivos abrangentes, no sentido daquilo que queremos atingir, pode ajudar-nos a viver mais tempo, independentemente da idade em que descobrimos o nosso propósito”. – Patrick Hill

No dia a dia, costumamos distinguir a vida pessoal da vida profissional. No entanto, como bem sabemos, não temos duas vidas paralelas, uma em casa e outra no trabalho. Somos únicos. Apenas representamos diversos papéis, em cada ambiente. No entanto, é impossível dissociar, verdadeiramente, nossos papéis de pai, de filho, de amigo, de vizinho, de colega de trabalho, de gestor, de colaborador, de profissional e tantos outros, daquilo que somos. É preciso que haja congruência, equilíbrio. É preciso que nosso trabalho faça parte da busca por nossos objetivos pessoais e esteja alinhado aos nossos propósitos e aos nossos valores.

A felicidade está na busca por uma vida plena, coerente com o que somos e com o que buscamos. Seus propósitos são seus objetivos essenciais.

Como encontrar os seus propósitos?

Não existe receita ou fórmula mágica. Reflita! Pense em quem você realmente é, como é a sua personalidade, seus gostos, a forma como se relaciona com as pessoas, os seus talentos, as suas qualidades e limitações, seus pontos fortes e fracos. O que você almeja se tornar, como indivíduo e como profissional, o que deseja fazer da sua vida? Se dinheiro não fosse mais necessário, se a falta dele não fosse um problema, o que você faria? Que caminho trilharia?

As respostas a essas perguntas são apenas o seu ponto de partida. Mas tenho certeza de que essa será a viagem mais fantástica da sua vida!

 

Leia também: Pare de procrastinar!

Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

 

Fabio Frasson

Adoraríamos saber o que você achou. Deixe seu comentário!