Liderar é capacitar pessoas
O maior desafio de um gestor não são os impostos, os custos operacionais, a concorrência, as novas tecnologias ou os consumidores da nova era, são as pessoas da sua própria equipe.
A gestão de pessoas requer um alto grau de esforço e empenho diário. Lidar com os diferentes perfis, a diversidade de opiniões, de egos, comportamentos, temperamentos, capacidades, subjetividades, necessidades e anseios pessoais, fatores motivacionais, dentre muitas outras diferenças, sem enlouquecer, e ainda convergir tudo isso para os objetivos e metas da organização, faz do gestor uma espécie de “super-herói”.
Mediar conflitos, extraindo a essência das potencialidades de cada colaborador, e ainda contribuir com seu desenvolvimento pessoal e profissional é uma das tarefas mais árduas da liderança.
Em pesquisa realizada pela Endeavor, com o apoio do Datafolha e da Neoway, denominada “Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros”, envolvendo aproximadamente 1000 empreendedores de diversos perfis, a gestão de pessoas foi apontada como o desafio número 1, à frente da gestão financeira, burocracia, inovação e marketing/vendas, que completam a lista dos 5 principais.
Se você é um gestor, certamente, sabe do que estou falando. Se não é, saiba que estamos no mesmo barco, e que contribuir com o seu crescimento, com a sua evolução, com a sua performance é um dos nossos maiores objetivos. Afinal, os seus resultados, são os nossos resultados também.
A pesquisa publicada pela Endeavor ratifica a importância da formação de lideranças, como uma das principais ferramentas da gestão de pessoas.
“Sem bons líderes, a empresa acaba andando em círculos”._Endeavor
Liderar é capacitar pessoas, é estimular o aprendizado de competências, é impulsionar o desenvolvimento das inteligências física, mental, emocional e espiritual, transformando seus liderados em indivíduos mais fortes e profissionalmente mais preparados. Mas essa tarefa não é das mais fáceis.
“Liderar é comunicar às pessoas o seu valor e o seu potencial de uma forma tão clara que elas acabem por enxergá-los em si mesmas”. _ Stephen Covey
Mas como lidar com os conflitos no trabalho?
Em qualquer ambiente, onde há interação entre pessoas, ocorrem conflitos. Somos todos diferentes, uns dos outros. Diferentes na personalidade, na idade, na experiência, na cultura, nos conhecimentos, na percepção acerca da vida e das situações, na autoridade para resolvê-las…, enfim, diferentes em quase tudo. Como poderíamos esperar que concordássemos na maioria das questões?
Cabe a cada um de nós, líderes e/ou liderados, encarar as situações de conflito com 2 princípios em mente:
- O outro sempre será diferente de você;
- Cada um faz o melhor que pode, com os recursos que tem, incluindo seu Mindset.
Entenda, portanto, que as divergências ocorrem por conta desses dois princípios. Aja com assertividade, sem pré-julgamento! O outro enxerga a situação diferente de você porque não tem o seu Mindset. Presuma sempre que ambos têm boa intenção e querem acertar. Isso gera aprendizado, evolução e fortalecimento da inteligência emocional.
Se entrarmos em uma situação conflituosa com esse pensamento, certamente, as chances de êxito serão muito maiores.
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Ah…, outra dica importante: reconhecer erros é sinal de força, não de fraqueza. Portanto, se você perceber que o outro tem razão em suas argumentações, não hesite em reconhecer. Humildade é um valor que fortalece relacionamentos de qualquer natureza, inclusive no âmbito profissional.
Para Geoffrey James, autor de livros como “Tudo o que você precisa saber para ser promovido”, os conflitos são inevitáveis e benéficos. E, sem eles, não há progresso. Resolvê-los “requer liderança, paciência e consciência”.
O que fazer quando os conflitos no trabalho prejudicam os resultados?
Bem…, quando a frequência dos atritos ultrapassa os limites do tolerável e não trazem contribuição para o crescimento profissional dos envolvidos nem, tão pouco, da empresa, é hora de decisão! Cabe à liderança exercer o seu papel!
Recomendo a você a leitura do artigo sobre a importância do feedback.
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Eu sou Fabio Frasson. Espero ter contribuído com seu caminhar. Desejo a você resultados extraordinários e muito sucesso!
Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!