por Fabio Frasson, escritor e palestrante.
A minha história com o desenvolvimento pessoal começou, sem que eu percebesse, mais ou menos em 2004.
Não me lembro ao certo se eu comprei ou se ganhei um livro chamado “O Amanhã Começa Hoje”, do escritor Alf Lohne, que falava sobre “sugestões para uma vida de sucesso”.
O curioso é que, até então, eu nunca tinha gostado de ler. Aliás, não entendia quando alguém dizia que gostava. Eu achava muito chato. Só lia por obrigação, desde os tempos de escola.
Descobri que a diferença está na sua ligação com o conteúdo. Cada página que eu lia fazia tanto sentido para mim, que eu fiquei fascinado. Peguei uma caneta marca texto e quase pintei o livro de amarelo.
Eu tinha cerca de 26 anos, estava casado desde os 21, quase 22, e não me sentia feliz. Eu não tinha conseguido me manter na profissão que escolhi, tinha uma vida financeira muito ruim e não via perspectiva de que pudesse melhorar.
Mas deixe eu voltar um pouco a história, pra você entender melhor.
Em 1999, eu concluí a faculdade de Comunicação Social, com habilitação em publicidade e propaganda. Na época, eu trabalhava como contato publicitário em uma rede de rádios e outdoors. Eu visitava empresas, vendendo propaganda. Fiz uma pós-graduação em Marketing, mas, no final de 2001, minhas vendas estavam ruins e eu fui demitido. Eu não gostava daquele trabalho, pois a timidez dificultava muito. Mas, casado e com filho pequeno, o desemprego dificultou muito as coisas.
Abri uma agência de propaganda, mas … sem planejamento, sem capital de giro, com pouca idade, pouca experiência, carinha de bebê e sem network com os empresários da cidade, não aguentei 6 meses. Acabei indo trabalhar na recepção de um hotel executivo. Mesmo promovido, rapidamente à chefe do setor, eu estava infeliz, com um salário ruim e me sentindo frustrado e sem futuro. Eu me intitulava um publiciOTÁRIO falido, chefe de Decepção.
Em meio a tudo isso, surgiu em minha vida o livro, e descobri que “O Amanhã Começa Hoje”. A partir daí, foi uma avalanche de mudanças: Aceitei o convite para participar de um treinamento de inteligência emocional, chamado “Projeto Despertar”, que me impulsionou a agir. Acabei me divorciando em 2005 e voltei o foco para meu trabalho na hotelaria. Fiz outra pós-graduação, desta vez em administração hoteleira,
Os anos seguintes foram de muita leitura: finanças pessoais, gestão de negócios e desenvolvimento pessoal.
Eu me casei novamente em 2007. Já em 2011, em busca de mais tempo para a família, resolvi sair da hotelaria e me tornei gerente do setor de peças e ouvidor de uma concessionária da Volkswagen, por meio da qual intensificaram minhas participações em treinamentos e palestras.
Em 2016, os gestores de cada departamento da empresa foram convidados a ler o livro “O 8ºHábito”, de Stephen Covey, para discussão em grupo, e um de nós deveria se dispor a preparar e apresentar uma palestra para a empresa, sobre os aprendizados que teve com o livro. Como forma de me desafiar e evoluir, eu me coloquei à disposição.
Autor também do best seller “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, Covey afirma que estamos vivendo uma nova Era, na qual ser eficaz já não é suficiente; é preciso ser grande, é preciso um novo hábito, o hábito de encontrar a própria voz interior e inspirar as pessoas a encontrarem as delas.
Isso fez total sentido para mim. Eu li o livro diversas vezes, procurei artigos e comentários na internet e assisti uma palestra gravada, do próprio Stephen Covey.
Eu vivi aquela palestra e as palavras do autor tocaram a minha alma.
Naquele mesmo ano, assisti a uma palestra com Rodrigo Cardoso, que falava sobre ultrapassar nossos limites.
Nos dias 28 a 30 de abril de 2017, participei da imersão Ultrapassando Limites, que potencializou em mim os sonhos que foram despertados. Rompi a procrastinação e comecei, no dia seguinte, a escrever meu primeiro livro, publicado meses depois, com o título de “Será que é óbvio? O poder do atendimento”, sobre atendimento ao cliente.
Li diversos outros livros, participei de várias palestras e treinamentos, dando origem ao projeto Mindset Frasson, hoje com um site (www.mindsetfrasson.com.br) com mais de 60 artigos sobre desenvolvimento pessoal e alta performance profissional, um canal no YouTube, uma página no facebook e um perfil no instagram.
Publiquei o segundo livro em 2018, com o título “Resiliência: a arte de se f… e continuar de pé”, sobre a capacidade de superar as dificuldades e seguir em frente.
Hoje, sou escritor e palestrante, com a missão de “inspirar as pessoas a alcançarem a sua máxima performance na vida pessoal e profissional, por meio da identificação dos seus reais propósitos e valores, e do desenvolvimento de todos os seus talentos, os seus dons, as suas capacidades, colocando-os em prática, em busca dos seus objetivos pessoais e profissionais”.
Eu sou Fabio Frasson, e espero estar contribuindo com o seu caminhar. Desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.
Vamos juntos, evoluindo sempre!
Até a próxima.