Seus funcionários não gostam de treinamento?

por Fabio Frasson, escritor e palestrante.

Um dos principais fundamentos do projeto Mindset Frasson é a busca pela evolução, pelo aprendizado, pelo aprimoramento contínuo. Por esta razão, esse é um dos temas que mais tenho defendido.

Infelizmente, uma postura muito comum dentro das empresas é a falta de interesse dos colaboradores pela realização de treinamentos e, em paralelo, a omissão de muitos gestores, sejam gerentes, supervisores ou proprietários.

Seus funcionários não gostam de treinamento? Sei…

E você, gosta de perder clientes para a concorrência? Eu imagino que não.

Então, vamos falar sério.

Muitas pessoas encaram os cursos e treinamentos promovidos pelas empresas como perda de tempo, como chatice, como gastos desnecessários; acreditam que já “sabem de tudo aquilo”, que “não precisam disso”. Enfim, não percebem valor e, por isso, quando fazem, não se dedicam realmente a aprender.

Vejo, portanto, duas questões importantes aqui.

Primeiro, “em um mundo que muda tão rapidamente, aprender de forma contínua deve fazer parte da nossa essência”. Ou seja, com o dinamismo dos mercados no mundo globalizado e altamente conectado e concorrido, tudo muda, o tempo todo. Clientes extremamente informados e exigentes provocam e exigem das empresas a renovação constante do seu modo de agir, dos seus processos de produção, do seu atendimento, do seu jeito de vender.

Assim, aprimorar, renovar, reinventar, co-criar, transformar, modelar, aperfeiçoar são alguns dos verbos indispensáveis no mundo corporativo e empreendedor da nossa Era. E isso passa por cada colaborador, do mais alto cargo ao mais simples dentro das empresas. Quem não perceber e se adequar a essa realidade está fadado a ser colocado de lado, na escuridão do mercado, até não ser mais encontrado.

Pareço dramático? Aconselho pensar fora da caixa, sair do seu quadrado, abandonar a zona de conforto e repensar suas estratégias.

Segundo, se a gestão do negócio e/ou da equipe está em suas mãos, não aceite as desculpas de que seus funcionários não gostam de treinamento. Mostre a eles a importância do que falamos até aqui, convença-os. Lembre-se de que você pode até obrigá-los, mas dificilmente alguém aprende algo que não quer aprender. É preciso que eles percebam a importância, abracem a causa, vistam a camisa e se comprometam, verdadeiramente, a fazer sempre melhor.

Então, se seus funcionários não gostam de treinamento, tudo bem. Eles não precisam gostar. Precisam perceber a importância e acreditar no resultado para o seu trabalho, para a sua carreira e para a empresa.

 

Para receber GRATUITAMENTE o resumo das 4 Aulas sobre Atendimento ao Cliente e Vendas, da Semana do Atendimento, clique no botão abaixo e cadastre-se agora mesmo.


CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

Eu sou Fabio Frasson, escritor e palestrante.

Espero estar contribuindo com o seu caminhar. Desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.

Vamos juntos, evoluindo sempre! Até a próxima!

Adoraríamos saber o que você achou. Deixe seu comentário!