3 Pilares fundamentais da sua empresa

por Fabio Frasson.
Toda empresa se sustenta em 3 pilares fundamentais: produto, processos e pessoas.
Falar de produto é falar de atributos, qualidade, tecnologia, variedade (mix), estoque e exposição. É aquilo que você tem a oferecer. É nessa esfera que a concorrência se acentua, especialmente quando se trata do que chamamos de commodities, ou seja, produtos sem grande diferenciação, comparados quase que exclusivamente pelo preço de venda.
Processos são as atividades, as rotinas, a forma como todos na empresa devem realizar seu trabalho, para cumprir sua missão. A consistência do trabalho e da qualidade da prestação de serviço, geralmente, é fruto de processos bem elaborados e, principalmente, cumpridos com excelência pela equipe.
Quando o foco da empresa está nos produtos, a comparação com a concorrência é inevitável. E é preciso muito cuidado para equilibrar volume e rentabilidade.
Quando as atenções estão voltadas para os processos, a tendência é aumentar a eficiência, os controles, a otimização de recursos e a produtividade. O que é extremamente favorável e bem-vindo por qualquer empresa.
No entanto, quando o foco está nas pessoas, o resultado é consistente.
Com o foco nos clientes, em suas necessidades e desejos, a empresa cumpre sua missão e é reconhecida por aqueles que sustentam o negócio.
A definição de produtos (mix, qualidade e preço) e o desenvolvimento de processos tem maior eficácia e sustentação.
Com o foco na equipe, em seu bem-estar e em seu desenvolvimento, o comprometimento e a qualidade da prestação de serviços cresce junto, favorecendo todas as outras esferas da empresa.
Portanto, minha recomendação para você que é empreendedor e/ou gestor de empresas é: FOCO NAS PESSOAS.
Afinal, toda empresa é feita de pessoas, para pessoas.
Eu sou Fabio Frasson, especialista em atendimento ao cliente.
Espero estar contribuindo com o seu caminhar.
Eu desejo a você muito sucesso e resultados extraordinários.
Vamos juntos, evoluindo sempre.
Valeu, até a próxima.

Adoraríamos saber o que você achou. Deixe seu comentário!